O País – A verdade como notícia

Nyusi e Momade decidem retomar o DDR e desactivar as restantes cinco bases da Renamo

Foto: GPR

Segundo um comunicado de imprensa emitido na noite desta terça-feira, pelo Gabinete de Imprensa da Presidência da República, o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, reuniu-se com o líder da Renamo, Ossufo Momade, em Maputo, onde reiteraram o seu empenho em assegurar que o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo seja implementado na íntegra.

Os dirigentes concordaram que, nas próximas semanas, o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) será retomado com o objectivo de encerrar as cinco bases restantes da Renamo e criar as condições necessárias para que os restantes combatentes regressem às suas casas.

Como tem vindo a acontecer até à data, a Comissão de Assuntos Militares e os Grupos Técnicos Conjuntos para DDR e Monitoria e Verificação irão orientar as actividades no terreno. Expressaram total confiança na sua capacidade de trabalhar em conjunto de forma coordenada, unidos por uma visão comum de paz para todos os moçambicanos.

Durante o encontro, os dirigentes reconheceram o apoio dos parceiros diplomáticos, de desenvolvimento e do sector privado, que contribuíram para os recentes progressos na área da reintegração. Reconheceram a necessidade de apoio por parte de todas as partes interessadas no país, para assegurar que o processo de reintegração chegue a todos os beneficiários de DDR.

Ao mesmo tempo, e reconhecendo que esta é uma componente central para uma reintegração sustentável que irá contribuir para os esforços de reconciliação nacional, os dirigentes reafirmaram o seu compromisso, no sentido de criar um grupo de trabalho conjunto para estudar a questão das pensões para os elegíveis, sem criar prejuízo aos processos anteriores.

Outrossim, os dirigentes concordaram que o diálogo continua a ser a única linha de acção para ultrapassar as diferenças e manifestaram a sua satisfação com a cultura de paz que muitas regiões do país estão, agora, a viver.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos