O País – A verdade como notícia

Nyusi diz que corrupção é um cancro que dizima a sociedade

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que a corrupção é um cancro que dizima a sociedade e impede o desenvolvimento do país. No encontro que manteve, ontem, com inspectores-gerais e directores nacionais, Nyusi disse que combater a corrupção de forma implacável é uma das prioridades do Governo.

O Presidente da República defende ser imperioso mudar o paradigma, pois a corrupção apresenta-se como um ciclo vicioso que deve ser quebrado. Trata-se de uma mudança que deve começar pelos gestores públicos.

Nyusi recomendou a inclusão no Orçamento do Estado de uma verba destinada ao combate a corrupção tendo em conta que este exercício acarreta custos.

Segundo dados avançados no encontro, de Janeiro a Outubro, mais de 450 processos foram tramitados pela Procuradoria-Geral da República através do Gabinete de Combate a Corrupção envolvendo governantes, diplomatas, administradores de distritos e incluindo administradores de empresas públicas.

Os gestores do sector público propõem-se a debater a elaboração de planos orientados para resultados, o papel dos directores nacionais na implementação de políticas públicas e a transparência na gestão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos