O País – A verdade como notícia

Nyusi divulga Plano Quinquenal do Governo

O Presidente da República disse, esta tarde, em Inhambane, que vai divulgar o Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 durante a visita de trabalho pelo país. De acordo com Filipe Nyusi, esse é um dos objectivos das suas visitas presidenciais.

O Presidente da República garante que na elaboração do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 não se assumiu uma posição redutora e que a descentralização continua sendo, para o Governo, uma aposta que deve ser dirigida pelos moçambicanos.

O foco do novo Plano Quinquenal do Governo é garantir acesso à educação, à saúde e ao bem-estar dos moçambicanos, o que passa pela promoção da indústria, que deve acrescentar valor e gerar emprego e oportunidades aos cidadãos.

Em Inhambane, Nyusi disse ser do interesse do Governo explorar a interligação entre o turismo e vários sectores da economia. A perspectiva é gerar renda e, assim, garantir o desenvolvimento social e económico.

Ainda na “Terra da boa gente”, o Presidente da República afirmou que o Governo alcançou consensos com a Renamo nas questões políticas e militares que estão a permitir a materialização do processo DDR, que será concluído até Junho de 2021. Segundo o Presidente, o DDR é um sinal de que o caminho da paz é irreversível. “Levaremos o processo até ao fim e continuaremos a desenvolver o diálogo, fundamental para não dar espaço à guerra”.

Em relação à guerra, Nyusi prometeu proteger cada metro quadrado do território nacional, quer dos ataques protagonizados pelos terroristas em Cabo Delgado, quer dos ataques protagonizados pela Junta Militar da Renamo em Manica e Sofala. Para o Presidente, essas acções são tentativas de burlar a paz, mas não existem condições para que tal aconteça.

O Presidente da República discursou num dia em que inaugurou a estrada que liga as vilas sedes distritais de Panda e Homoíne, na província de Inhambane. Foram 50,6 km de estrada construída de raiz. A estrada custou mais de 373.5 milhões de meticais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos