O País – A verdade como notícia

Nyusi destaca comprometimento de Moçambique na economia azul sustentável

O Presidente da República, Filipe Nyusi participou nesta amanhã, na cerimónia de abertura da Conferência sobre Economia Azul Sustentável, evento que decorre na capital da República do Quénia, Nairobi, até dia 28 de Novembro.

Na ocasião, Nyusi destacou o comprometimento de Moçambique de continuar com política e estratégia do mar, combater o lixo marinho e “tomar todas as medidas rigorosas” para a melhor gestão do plástico e restauração do mangal, que garante a reprodução de espécies marinhas.

“Reafirmo o compromisso de moçambique, em alinharmo-nos aos esforços globais de salvar oceanos e rios assegurando a utilização da natureza, o património global, no qual vivemos todos nós”, disse.

Moçambique dispõe de um território marítimo de 43% superfície nacional total, 2700km de costa, rica em diversidade de ecossistema. Onde 60% de cerca de 28 milhões de habitantes ganha sustento a partir de recursos marinhos. Portanto, Nyusi assumiu que: “pretendemos que o nosso mar seja gerido de forma segura, integrada e responsável com benefícios socioeconómicos para Moçambique, rumo ao desenvolvimento sustentável”.

Depois do discurso na Conferência sobre Economia Azul Sustentável, Nyusi fez um resumo da visita de Estado, que iniciou no 21 de Novembro, respondeu as perguntas da imprensa, e falou do futuro da cooperação Moçambique – Quénia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos