O País – A verdade como notícia

Nyusi descreve Kaunda como um grande líder que lutou pela defesa da paz, independência e segurança em África

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo da Zâmbia, Edgar Lungu, pelo falecimento de Kenneth Kaunda, antigo Presidente da Republica da Zâmbia, falecido ontem, vítima de doença.

Na mensagem, o Chefe do Estado moçambicano refere que a SADC e todo o continente africano irão recordar Kaunda como um grande líder que desempenhou um papel crucial no movimento que conduziu a Zâmbia a autodeterminação e independência total.

A região da SADC e todo o continente africano, estão muito gratos pelo importante contributo do antigo Presidente Kenneth Kaunda nos nossos esforços comuns para trazer e defender a independência, paz e segurança na região e em todo o continente. De facto, o seu gigantesco legado brilhará para sempre e inspirará a presente e futura geração de líderes na Zâmbia, na região, em todo o continente africano e não só”, lê-se na mensagem do Presidente da República. 

O Chefe do Estado acrescenta que “neste momento de consternação, em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de transmitir as nossas mais sentidas condolências a Vossa Excelência e, através vós, ao Povo e ao Governo da República da Zâmbia e manifestar a nossa mais sincera solidariedade para com a família enlutada. Que a sua alma descanse em paz eterna”, conclui.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos