O País – A verdade como notícia

Nyusi compromete-se a concluir o processo de DDR com sucesso

O Presidente da República, Filipe Nyusi, garantiu ontem, no distrito de Marínguè, em Sofala, que o processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo, em curso no país desde 2019, será concluído com sucesso, apesar dos sobressaltos na sua implementação.

A garantia foi dada ontem, no distrito de Marínguè, que já foi o bastião da Renamo. Filipe Nyusi afirmou que está muito satisfeito com o processo de DDR por dois motivos principais. O primeiro por estar a ser levado a cabo por moçambicanos, nomeadamente o Governo e a Renamo e, segundo, pelo facto de os antigos integrantes da Junta Militar da Renamo, que era composta por forças residuais da Renamo, estarem a aderir ao processo.

“Continuemos a preservar a paz, uma paz que tem estado a contribuir continuamente no desenvolvimento do país, principalmente nas regiões onde eram registados instabilidades militares, com a construção de infra-estruturas para o bem-estar de todos. Ainda bem que os integrantes da Junta Militar da Renamo estão a entregar-se e a aderir ao processo de DDR. Garanto que é um processo que não vai falhar. Pode haver sobressaltos, mas nós estamos comprometidos para que termine com sucesso, apelando sempre para a paciência de todos, sobretudo das forças residuais da Renamo”, pediu Filipe Nyusi

O Chefe de Estado acrescentou que, quando se trata de um processo de paz, os moçambicanos devem estar unidos e todos os passos do processo devem ser acarinhados. “As equipas, que estão a trabalhar neste processo, são elementos do Governo e da Renamo. Volto a apelar para a paciência de todos, no sentido de podermos construir um país onde podemos viver sem ódio e verdadeiramente democrático”.

Filipe Nyusi falava durante a cerimónia de inauguração de mais um banco em Sofala, no âmbito da iniciativa presidencial, “Um Banco Um Distrito”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos