O País – A verdade como notícia

Nyusi, colegas, amigos e familiares prestaram último adeus ao “mano Zaca”

Foto: O Pais

O Presidente da República, Filipe Nyusi, governantes, amigos e familiares despediram-se hoje de Felício Zacarias, ou mano Zaca, como era carinhosamente chamado, antigo ministro das Obras Públicas, falecido na noite da passada segunda-feira, vítima de doença.

Filipe Nyusi chegou à Capela do Hospital Militar por volta das 14h20, acompanhado pelo ministro da Defesa, Jaime Neto, e pelo actual ministro das Obras Públicas, João Machatine. No local, já se encontravam o antigo Chefe de Estado, Armando Guebuza, e esposa, antigos dirigentes, familiares e amigos da família enlutada.

Na homilia dirigida por um representante da Igreja Católica, o padre “pediu que a sua alma [de Felício Zacarias] fosse recebida e estivesse na presença do Senhor”.

Depois, seguiu-se à mensagem dos amigos do malogrado, proferida por José Pacheco.

“Não imaginávamos que partirias tão cedo. Felício Zacarias, foste um excelente amigo. Acreditávamos que a tua luta contra a doença [cancro] seria vencida. Quis o destino que perdestes a vida no Dia da Paz, um bem que lutaste para o seu alcance, através da tua contribuição como membro das Forças Armadas. Foste um homem honesto. Sempre convivente de forma harmoniosa com os vários estratos sociais. Deixaste boas recordações por onde passaste”, destacou.

A mensagem proferida pelos filhos deixou patente que Felício Zacarias foi um pai presente e amigo. “Está difícil ver-te partir, pai. Combateste um bom combate. Foste um homem vertical e honesto. Sentiremos a tua falta, papá. Vives em nós, como teus filhos, procuraremos transmitir os teus ensinamentos aos teus netos”, disse Cátia Zacarias.

Coube a Tobias Dai, antigo ministro da Defesa, representar a família.

“Rogamos a Deus que proteja a tua alma. Agradecemos a todos pelas mensagens de solidariedade que temos vindo a receber, o que mostra que, em vida, mano Zaca, como era carinhosamente chamado, deixou boas recordações, sendo que as suas virtudes irão perdurar para sempre.”

De salientar que os restos mortais de Felício Zacarias serão transladados nesta quinta-feira, para Manica, sua terra natal, sendo que o enterro será realizado na sexta-feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos