O País – A verdade como notícia

Nyusi abre ponte sobre rio Muira em Manica

Tambara foi o ponto de entrada de Filipe Nyusi a Manica, na visita de três dias que o Presidente da República efectua àquela província. Chegou por volta das 09h00 de hoje na localidade de Nhacalapho, que dista a cerca de 300 quilómetros da cidade de Chimoio. Saudação protocolar, e, não mais, abriu a ponte sobre o rio Muira.

Na sua interação com a comunidade, Nyusi deixou que fosse a população a apresentar as suas preocupações. “Pedimos o asfalto da estrada Caindamusse-Tambara, num troço de 130 quilómetros e Tambara-Caia, num troço de 200 quilómetros, para garantir um rápido desenvolvimento do distrito”, disse um representante da população, que falava num comício havido em Tambara, acrescentando ser necessário “expandir a rede eléctrica para os postos administrativos e localidades, visto que a rede eléctrica está, até agora, a beneficiar apenas a sede do distrito”.

Em jeito de resposta, o Presidente da República disse estar a mobilizar recursos para desenvolver, não só Tambara, mas toda a província de Manica. “Temos que mobilizar os recursos. Para a energia que pedem, já existe algum material em Chimoio (cidade capital de Manica), mas precisamos de mais dinheiro para trazer”, disse Filipe Nyusi. O estadista falou do tema da paz, vincando a necessidade de perdão e reconciliação entre os moçambicanos. Na questão da produção agrícola, o Presidente da República mostrou-se satisfeito com facto de o distrito de Guro e a província de Manica, em geral, terem respondido os apelos de aumento de produção e produtividade, encorajando a população a continuar com este desafio para que, até em 2018, o país deixe de importar comida. Instou a população a começar agora a preparação da próxima campanha agrícola que arranca em Outubro próximo.

Amanhã, o Presidente Nyusi deverá inaugurar o Palácio da Justiça, em Guro, construído sob financiamento do Orçamento de Estado.

O empreendimento, concebido no quadro da expansão da rede judiciária, aglutina vários órgão da Administração da Justiça, nomeadamente o Tribunal, a Procuradoria, o Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) e a Polícia de Investigação Criminal. Espera-se que o mesmo venha a beneficiar a população de Guro e dos distritos circunvizinhos de Tambara, Macossa e Báruè.

Ainda amanhã, Nyusi trabalha no distrito de Manica, onde para além de dialogar com a população local, visitará empreendimentos económicos, dos sectores agrícola e mineiro, antes de se reunir com operadores deste último sector.

No sábado, o estadista escala o distrito de Gondola, onde, entre outras actividades, vai se inteirar das obras em curso da reabilitação da estrada Nacional Número Seis (EN6).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos