O País – A verdade como notícia

Número de mortes por COVID-19 em África desceu 15% na última semana, diz o África CDC

Foto: Notícias ao Minuto

O director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong, disse nesta quinta-feira que o número de mortes pelo novo Coronavírus em África reduziu em 15% na última semana e 16% nas últimas quatro semanas.

“O continente africano registou 1.322 novas mortes nas últimas semanas, que, quando comparadas com 1.515 óbitos da semana anterior, demonstram uma descida de 15%, em média, de novas mortes”, disse John Nkengasong, durante a conferência de imprensa semanal de acompanhamento da pandemia na região, segundo apontou o Notícias ao Minuto.

Em relação ao número de infecções nas últimas quatro semanas no continente, o dirigente deu conta de uma descida de 20%, todavia salientou que “os números não são uniformes, havendo a registar um aumento de 7% na África Central”.

Relativamente ao número de mortes durante as últimas quatro semanas em comparação com as quatro semanas anteriores, houve uma descida de 16%, em média, mas também há excepções, como o aumento de 66% na Nigéria ou os 36% no Egito.

John Nkengasong manifestou a sua satisfação em relação à aceleração na distribuição de doses no continente, tendo já sido vacinadas cerca de 5,5% de pessoas. Entretanto, o responsável lamentou a reduzida percentagem de vacinados em África.

Na semana passada, a AVATT entregou 4,8 milhões de doses da Johnson & Johnson a 10 países, entre os quais está Moçambique, com 600 mil doses, e Angola, com 300 mil, apontou.

“Até ao final de Novembro, esperamos ter recebido 35 milhões de doses de vacinas da AVATT, mas pode ser mais, dado que mais vacinas estão a ficar disponíveis, mas temos de esperar para ver como a situação evolui”, disse o director do África CDC, concluindo que, juntando as entregas já feitas, “o total de doses da Johnson & Johnson entregue a países africanos através da AVATT está nos 11,5 milhões”, escreve o Notícias ao Minuto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos