O País – A verdade como notícia

Nsila, Susamati e Rovuma Aquaponics representam Moçambique no ClimateLaunchpad

As startups moçambicanas Nsila, Susamati e Rovuma Aquaponics foram selecionadas para representar o país na fase regional do ClimateLaunchpad, em Nairobi, que é a maior competição global de ideias de negócios verdes, na qual participam 2500 ideias de mais de 50 países.

As startups identificadas foram distinguidas durante a competição nacional do ClimateLaunchpad, a 26 de Setembro último, evento que teve lugar na embaixada da Irlanda em Moçambique.

O evento tem como missão reduzir os impactos negativos das mudanças climáticas por meio da inovação e empreendedorismo, sendo que a nível nacional contou com um total de 13 ideias competidoras.

"O ClimateLaunchpad é uma oportunidade de apresentar ao mundo as condições da nossa realidade, boas e más, e as soluções inovadoras que desenvolvemos para melhorar a vida de todos os moçambicanos." Este é o ‘espírito’ que Ruben Morgado, representante do projecto Nsila, primeiro classificado da competição nacional, carrega consigo rumo ao evento em Nairobi.

Nsila é uma iniciativa baseada na reutilização dos resíduos sólidos para mudar a forma convencional de tratamento do lixo. Susamati surge para fazer frente ao problema de saneamento do meio, sendo que introduz o conceito “pia fantástica”, para maior uso da mesmo nas comunidades mais desfavorecidas, e diminuir a utilização da água no processo de descarga sanitária. Por sua vez, Rovuma Aquaponics é um projecto baseado na produção de vegetais e peixe sem aditivos químicos.

Depois de Nairobi, as startups terão a possibilidade de participar na final internacional do ClimateLaunchpad, a ter lugar em Amesterdão, na Holanda, no mês de Novembro, onde poderão receber, de entre outros prémios, valor até 10000 euros.

Nesta vertente, a ideiaLab surge com o propósito de inspirar os empreendedores nacionais, apoiar o desenvolvimento das startups e acelerar o crescimento das mesmas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos