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Novo provedor a caminho de Maputo para reactivar sistema de transacções electrónicas

O governador do Banco de Moçambique anunciou hoje que técnicos do novo provedor poderão chegar ainda esta semana a Maputo para reactivar o sistema de transacções electrónicas, mais conhecido por SIMO. Ouvido hoje pela Assembleia da República sobre o apagão da rede SIMO, Rogério Zandamela descartou qualquer possibilidade de voltar a negociar com a BizFirst, a empresa que fornecia serviços ao SIMO. “Estamos a falar de uma empresa pequena a nível internacional, uma empresa sem expressão. Está é a empresa que nos criou este apagão”, disse, sublinhando que a Bizfirst tem Moçambique como único cliente.

Apesar de repetir que técnicos do novo provedor poderão chegar ainda esta semana, Zandamela deixou claro que não há datas para a solução do problema. “Não posso dar datas de quando o problema será solucionado. Só os técnicos que trabalham nessa matéria podem responder à essa pergunta, uma vez que estarão aqui a avaliar e ver quanto tempo será necessário para reactivar o sistema”, afirmou.

Ainda assim, o governador do Banco Central tranquilizou a sociedade ao afirmar que, apesar do apagão, o sistema financeiro continua estável e que há notas e moedas suficientes para abastecer a economia.

Durante a audição, o governador do Banco Central acusou a BizFirst de ter tentado atacar o sistema financeiro. “Quando nos apercebemos dos ataques cibernéticos da Bizfirst, pensamos rapidamente num plano de contingência. E esse plano consistia em estarmos preparados com as plataformas informáticas necessárias para que em caso de apagão, estivéssemos em condições de rapidamente introduzir os novos sistemas”, disse o governador.
 
Sobre os limites de compra, venda e levantamento de moedas estrangeiras, Zandamela disse o regulador tomou medidas para que o levantamento em divisas para viagem passasse de cinco para 10 mil dólares. Para os clientes que se encontram no estrangeiro, o governador lamentou que não há soluções imediatas.
 
“Os que estão no exterior podem fazer pagamentos via internet”, acrescentando que o Banco de Moçambique instruiu os bancos comerciais a abrirem linhas verdes para atender clientes que se encontram fora do país.

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