O País – A verdade como notícia

Novo Governo de Cabo Verde toma hoje posse

O novo Governo de Cabo Verde, que continua a ser liderado por Ulisses Correia e Silva, será empossado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, ao final da tarde de hoje, passando de 20 para 28 membros.

O Presidente cabo-verdiano convidou, em 30 de Abril, Ulisses Correia e Silva a formar Governo após ter sido o nome proposto para ser primeiro-ministro pelo Movimento para a Democracia (MPD), partido que venceu as eleições legislativas do mês passado, em que foram escolhidos os 72 deputados nacionais.

O novo Governo cabo-verdiano, desenhado por Ulisses Correia e Silva, é composto por 28 membros, contra os 20 que iniciaram a legislatura anterior, em Abril de 2016, com o número de mulheres a subir de quatro para nove.

“Gerará alguma despesa a mais, mas trará em contrapartida mais eficácia, maior eficiência e melhores resultados da governação”, admitiu na terça-feira o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, citado pelo “Notícias ao Minuto”, depois de apresentar ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, a lista dos membros do Governo (ministros e secretários de Estado) para a X legislatura.

O novo Governo contará, além do primeiro-ministro, com 18 ministros (incluindo um Vice-primeiro e dois ministros de Estado) e nove secretários de Estado, contra os 15 ministros e quatro secretários de Estado que, também com Ulisses Correia e Silva, iniciaram a legislatura anterior, em Abril de 2016.

A maior novidade do novo elenco governativo é Jorge Santos, que deixa o cargo de presidente da Assembleia Nacional para assumir as funções de ministro das Comunidades.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos