O País – A verdade como notícia

Nova tarifa de transporte de passageiros em Inhambane a partir de 10 de Abril

Foto: O País

Depois de quatro meses sem resposta e da pressão feita pelos transportes semi-colectivos de passageiros na semana passada, o governo de Inhambane reuniu-se esta terça-feira em sessão extraordinária para aprovar a nova tarifa de transporte interdistrital.

Segundo Irina Ribeiro, directora provincial dos Transportes e Comunicações em Inhambane, os transportadores apresentaram uma proposta de um reajuste de 1.7 Meticais, por passageiro a cada quilómetro percorrido, mas depois de cinco rondas de debate ficou acordado que o reajuste seria de 1.5 Meticais.

Em outras palavras, significa que quem sai da Cidade da Maxixe para Vilankulo e paga 280 Meticais, terá de desembolsar agora, pelo mesmo trajecto, 350 Meticais.

De Maxixe a Govuro a passagem custa actualmente 420 MT e a partir de 10 de Abril vai custar 550 Meticais

Em Maxixe para o distrito de Zavala, o bilhete de passagem custa actualmente 145 MT, mas com o reajuste,  o passageiro terá de desembolsar 190 MT.

O reajuste mais baixo de todos é na rota Inhambane-Maxixe cujo bilhete de passagem custa 50 Meticais, mas passará a custar 60 Meticais, um aumento de 10 Meticais.

A nova tarifa aprovada esta terça-feira, só entra em vigor a partir do dia 10 de Abril.

O governo entende que apesar das circunstâncias, a nova tarifa é razoável para todas as partes.

Além do transporte rodoviário, o transporte marítimo de passageiros cujo bilhete de passagem custa actualmente 15 Meticais, também deverá sofrer um agravamento.

Irina disse ao “O País” que as autoridades já têm uma proposta em cima da mesa que está a ser discutida, entretanto, não avança datas para a sua aprovação e entrada em vigor.

Em relação ao transporte Urbano, o reajuste das tarifas está dependente das assembleias municipais que ainda não sentaram para aprovar a proposta de aumento de 5 Meticais submetida pelos transportadores.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos