O País – A verdade como notícia

Nova Iorque e Califórnia exigem vacina ou teste semanal à função pública

Todos os funcionários públicos do estado norte-americano da Califórnia e da cidade de Nova Iorque terão de estar vacinados contra a COVID-19 ou terão de realizar testes semanais, foi hoje divulgado pelas autoridades locais.

A medida surge num momento em que os Estados Unidos da América (EUA) estão a testemunhar uma nova vaga de novos casos da doença e as autoridades tentam gerir a progressão no país da variante Delta do Coronavírus SARS-CoV-2, identificada como mais transmissível e mais resistente, escreve o Notícias ao minuto.

No caso da cidade de Nova Iorque, as autoridades querem que todos os funcionários municipais, incluindo professores, agentes policiais e bombeiros, sejam vacinados contra a COVID-19 até meados de Setembro, segundo avançou o presidente da câmara, Bill de Blasio, citado pelo Notícias ao minuto.

Caso os funcionários não estiverem vacinados terão de realizar, semanalmente, um teste de diagnóstico à COVID-19.

A medida deve abranger cerca de 340 mil funcionários do sector público de Nova Iorque, transformando a cidade na maior entidade patronal nos EUA a assumir tal postura.

Algumas horas após o anúncio de Bill de Blasio, as autoridades do estado da Califórnia anunciavam que iam avançar com a mesma medida, com o objectivo de abranger todos os funcionários estaduais e todos os profissionais do sector da saúde.

A nova regra entrará em vigor no próximo mês, segundo as autoridades da Califórnia, que indicaram que a medida poderá abranger cerca de 238 mil funcionários estaduais e cerca de dois milhões de profissionais de saúde (sectores público e privado).

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos