O País – A verdade como notícia

Noruega doa USD 3,4 milhões para apoio humanitário em Cabo Delgado

A doação do Governo norueguês aos deslocados internos no norte do país será canalizada através do Programa Mundial para Alimentação das Nações Unidas e vai consistir em meios de subsistência e alimentação escolar.

 O Governo da Noruega doou 30 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente USD 3,4 milhões) ao Prémio Nobel da Paz de 2020 e ao Programa Mundial para a Alimentação (PMA) em Moçambique, para apoiar os programas de subsistência e de alimentação escolar, entre os deslocados internos e comunidades anfitriãs afectadas pela violência em curso no norte de Moçambique, particularmente, na província de Cabo Delgado.

O valor doado pela Noruega permitirá ao PMA apoiar mais de 13 mil crianças com alimentação escolar e outras 6,5 mil pessoas, através da provisão de oportunidades de meios de subsistência, com foco para jovens e mulheres em Cabo Delgado, um projecto com duração de dois anos.

“Na sua implementação, a instituição humanitária das Nações Unidas vai trabalhar em estreita colaboração com o Governo moçambicano e as autoridades locais, bem como com parceiros, como o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para Infância (UNICEF)”, refere um comunicado conjunto do Ministério das Relações Exteriores do Reino da Noruega e o PMA enviado ao “O País”.

De acordo com a fonte, o objectivo do projecto é que as pessoas deslocadas e as comunidades acolhedoras afectadas tenham acesso a alimentos nutritivos, a uma agricultura sustentável e a melhores oportunidades de subsistência, refere o comunicado conjunto.

“A generosa doação do povo da Noruega ajudará a aliviar o sofrimento do povo moçambicano, devido à violência em curso no norte”, disse o representante do PMA, Pierre Lucas, adicionando que o projecto irá melhorar as condições de segurança alimentar e de nutrição das pessoas mais vulneráveis, bem como ajudar a melhorar ou reconstruir as oportunidades de subsistência das pessoas por meio de iniciativas de agricultura sustentável.

O Governo da Noruega é um parceiro de longa data do PMA em Moçambique. Entre 2019 e 2021, a Noruega doou USD 7,5 milhões para as operações do PMA em Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos