O País – A verdade como notícia

Noruega doa USD 3,4 milhões para apoio humanitário em Cabo Delgado

A doação do Governo norueguês aos deslocados internos no norte do país será canalizada através do Programa Mundial para Alimentação das Nações Unidas e vai consistir em meios de subsistência e alimentação escolar.

 O Governo da Noruega doou 30 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente USD 3,4 milhões) ao Prémio Nobel da Paz de 2020 e ao Programa Mundial para a Alimentação (PMA) em Moçambique, para apoiar os programas de subsistência e de alimentação escolar, entre os deslocados internos e comunidades anfitriãs afectadas pela violência em curso no norte de Moçambique, particularmente, na província de Cabo Delgado.

O valor doado pela Noruega permitirá ao PMA apoiar mais de 13 mil crianças com alimentação escolar e outras 6,5 mil pessoas, através da provisão de oportunidades de meios de subsistência, com foco para jovens e mulheres em Cabo Delgado, um projecto com duração de dois anos.

“Na sua implementação, a instituição humanitária das Nações Unidas vai trabalhar em estreita colaboração com o Governo moçambicano e as autoridades locais, bem como com parceiros, como o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para Infância (UNICEF)”, refere um comunicado conjunto do Ministério das Relações Exteriores do Reino da Noruega e o PMA enviado ao “O País”.

De acordo com a fonte, o objectivo do projecto é que as pessoas deslocadas e as comunidades acolhedoras afectadas tenham acesso a alimentos nutritivos, a uma agricultura sustentável e a melhores oportunidades de subsistência, refere o comunicado conjunto.

“A generosa doação do povo da Noruega ajudará a aliviar o sofrimento do povo moçambicano, devido à violência em curso no norte”, disse o representante do PMA, Pierre Lucas, adicionando que o projecto irá melhorar as condições de segurança alimentar e de nutrição das pessoas mais vulneráveis, bem como ajudar a melhorar ou reconstruir as oportunidades de subsistência das pessoas por meio de iniciativas de agricultura sustentável.

O Governo da Noruega é um parceiro de longa data do PMA em Moçambique. Entre 2019 e 2021, a Noruega doou USD 7,5 milhões para as operações do PMA em Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos