O País – A verdade como notícia

“No empreendedorismo o importante é a ideia, não o gênero”, Mariam Umarji

Sao necessarios mentores de referência na sociedade para desenvolver o empreendedorismo, essa foi uma das ideias defendidas por Mariam Umarji, presidente da Femme, no último painel do terceiro e último dia da maior feira de tecnologias Moztech. Umarji disse ainda que o ecossistema deve ser uma aposta como estratégia do desenvolvimento do país.

“Nem todos somos empreendedores, nem sempre quem investe ee empreendedor, é preciso um equilíbrio para ser empreendedor”, disse Umarji.

Umarji defendeu ainda que o gênero importa pouco no empreendedorismo, o que importa é a ideia que a pessoa tem.

Para Mélio Tinga, Co fundador da Design Talk, qualquer decisão para iniciar um negócio é sempre arriscada. “Ser empreendedor é sair da zona de conforto, o conceito de negócio é servir as pessoa”, afirmou Tinga.

“O financiamento é um dos grandes problemas do empreendedorismo em Moçambique”, afirmou o representante da Ernest and Young, Bruno Dias, acrescentando que é por aí onde deve se começar a rever o problema.

Os oradores defenderam que é preciso equilibrar os riscos e potenciar os ganhos para  alavancar o empreendedorismo em Moçambique, e que o tempo e idade não são factores determinantes.

O empreendedor deve procurar resolver problemas concretos através das tecnologias, defendeu o Co fundador da Design Talk.

“Se queremos ser empreendedores temos que estar preparados para correr, a universidade não forma empreendedores, tem que ver com a atitude”, disse.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos