O País – A verdade como notícia

Nkaringan’Arte leva teatro dos bairros a Laulane

Trata-se da segunda edição do Festival de Teatro dos Bairros, organizado pelo grupo Nkaringan’Arte, que se realizará no dia 31 do corrente mês, no bairro Laulane, em Maputo. Vários grupos teatrais das cidades de Maputo e Matola participarão do evento que terá lugar na Casa da Paz.

Além dos grupos teatrais, o evento contará também com a participação de alguns académicos e actores que falarão sobre o teatro amador e seu impacto.

Segundo Abdil Juma, presidente da agremiação, os grupos responderam positivamente ao chamamento para este festival. Juma avançou ainda que o evento contará com a participação dos grupos: Coração, Khurula, Os Vingadores, Team Nhama, Shokotan, CTO, ECA, Lareira e o da Escola Primária de Laulane.

O objectivo do festival é dar oportunidade aos grupos e associações culturais existentes nos bairros, que não têm tido oportunidade de apresentar as suas criações. “Com o apoio da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA) vamos poder emprestar aos actores amadores diversas ferramentas relacionadas com algumas técnicas desta arte de representar e, quiçá, incutir nos mesmos a ideia de se formarem naquela instituição”, disse Juma.

O festival acontece em paralelo com a campanha de recolha de donativos para apoiar as vítimas da tragedia do Hulene.

A iniciativa da associação cultural Nkaringan’Arte conta com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo, através da FUNDAC.

O dia do teatro é comemorado mundialmente no dia 27 de Março.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos