O País – A verdade como notícia

Nível geral de preços aumentou 0,19% em Agosto último

Dados recolhidos em Agosto findo pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, quando comparados com os do mês anterior, indicam que o país registou uma inflação na ordem de 0,19%.

Segundo o INE, as divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e de restaurantes, hotéis, cafés e similares, foram as de maior destaque, ao contribuírem no total da variação mensal com cerca de 0,09 e 0,06 pontos percentuais (pp) positivos, respectivamente.

Em termos de variação mensal por produto, o INE destaca o aumento dos preços do carapau (4,1%), do vinho (3,6%), da cerveja para consumo fora de casa (0,6%), do peixe fresco (0,4%), do limão (19,7%), de motorizadas (0,8%) e materiais diversos para manutenção e reparação da habitação (0,7%), tendo contribuído, no total da variação mensal, com cerca de 0,19 pp positivos.

Porém, produtos como repolho (7,7%), a galinha viva (1,1%), a farinha de mandioca (7,7%) e a alface (2,8%), contrariam a tendência de aumento, ao contribuírem com cerca de 0,04pp negativos.

Ainda em conformidade com o INE, de Janeiro a Agosto do ano em curso, o país registou um aumento de preços na ordem de 2,5%. A divisão de Alimentação e bebidas não alcoólicas foi a de maior destaque na tendência geral de subida de preços, ao contribuir com cerca de 1,03pp positivos.

Analisando a variação acumulada por produto, o INE destaca o aumento dos preços do carvão vegetal, do tomate, do carapau, de refeições completas em restaurantes, do óleo alimentar, de capulanas e do arroz em grão. Estes comparticiparam com cerca de 1,43pp positivos no total da variação acumulada.

Comparativamente a igual período do ano anterior, o país registou no mês em análise, um aumento de preços na ordem de 7%. As divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e de restaurantes, hotéis, cafés e similares, foram em termos homólogos as que registaram maior variação de preços com cerca de 11% e 6%, respectivamente.

Analisando a variação mensal pelos três centros de recolha, que servem de referência para a variação de preços do país, nota-se que em Agosto findo, todas as cidades registaram um relativo aumento de preços, com a Cidade de Nampula a se destacar com cerca de 0,4%, seguida da Cidade de Maputo com 0,15% e por fim a cidade da Beira com aproximadamente de 0,02%.

Comparativamente à variação acumulada, a Cidade de Maputo teve a maior subida do nível geral de preços com cerca de 2,7%, seguida das cidades de Nampula com 2,2% e da Beira com 2,1%. Relativamente a variação homóloga, a cidade da Beira liderou a tendência de aumento do nível geral de preços com aproximadamente 7%, seguida da Cidade de Nampula com cerca de 5,6% e por último a Cidade de Maputo com 5,1%.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos