O País – A verdade como notícia

Nilton Terroso desligado do Moçambola 2019

O técnico português Nilton Terroso foi afastado da Liga Desportiga de Maputo devido aos maus resultados. As seis derrotas consecutivas averbadas no Moçambola 2019 foram as razões desta desvinculação, que colocam o técnico fora da turma de Maputo.

Nilton Terroso chegou a Maputo em Fevereiro deste ano como adjunto de Diamantino Miranda no comando técnico da Liga Desportiva de Maputo, para começar a preparar a equipa para a época 2019. Mais tarde, quando a Liga Desportiva de Maputo soube que Diamantino continuava impedido de regressar ao país, optou por contratar Terroso como técnico principal, sendo adjuvado por Aly Hassan, técnico moçambicano que já vinha trabalhando com a equipa.

O luso-canadiano ainda teve uma estreia vistosa no campeonato nacional, tendo vencido na primeira jornada do Moçambola ao Ferroviário de Maputo, por uma bola sem resposta. Depois seguiram-se dois empates e a primeira derrota só há quarta jornada. 

Terroso conseguiu segurar a equipa até a penúltima jornada da primeira volta como a melhor defesa da prova, ao sofrer 8 golos em 14 jornadas. Nessa altura, a equipa estava ainda na quarta posição, com 22 pontos.

Mas na última jornada da primeira volta começou o pesadelo de Nilton Terroso. A derrota diante do Desportivo Maputo, em casa, num jogo em que até era visitante, foi o início do descalabro, uma vez que nunca mais somou pontos. De lá para cá, foram seis jogos de derrotas consecutivas, nomeadamente diante do Ferroviário de Maputo, por 3-0, ENH de Vilankulos, por 0-2, Costa do Sol, por 1-0, Desportivo de Nacala, por 1-3, e muito recentemente na deslocação a Songo, diante da União Desportiva de Songo, por 3-1, totalizando três derrotas caseiras e igual número fora de portas.

Nestas últimas seis jornadas, a Liga Desportiva de Maputo sofreu quase o dobro dos golos sofridos nas primeiras 14 jornadas, ou seja, 15, tendo marcado apenas quatro golos.

Em Agosto, quando disputou-se a penúltima jornada do Moçambola, a Liga Desportiva de Maputo estava na quarta posição, com 22 pontos, menos cinco que o então líder, Costa do Sol, e dois meses depois, seis jogos depois, passou a ocupar a 13ª posição, com os mesmos 22 pontos, agora a 19 pontos do líder, o Costa do Sol.

Na Taça de Moçambique, Nilton Terroso foi eliminado ainda na fase da cidade de Maputo, com derrota caseira diante do Maxaquene, por uma bola sem resposta.

Nilton Terroso é assim afastado do comando técnico da Liga Desportiva de Maputo, deixando para o seu lugar o seu adjunto, Aly Hassan, de forma interina.

A Liga Desportiva de Maputo recebe esta quarta-feira, em sua casa, o Clube de Chibuto, para a 21ª jornada do Moçambola 2019.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos