O País – A verdade como notícia

Nhanisse Jah lança ‘Lhokoza Mamboza’ sexta-feira

O livro da autoria de Nhanisse Jah será lançado próxima sexta-feira, às 17:00, na Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), na cidade de Maputo.

De acordo com uma nota de imprensa sobre o evento, o livro de ficção é uma revisitação que o autor faz às memórias de um guerreiro que se incumbe uma missão que o obriga a participar em diversos combates, quer de forma voluntária, quer involuntária: Lhokoza Mamboza, um homem que nunca conheceu o medo e que traça uma jornada cheia de aventura, que fazem o leitor viver com ele experiências intensas e cheias de incertezas e adrenalina.

Para Amosse Macamo, citado na nota de imprensa, prefaciador do livro, a forma como o narrador, nesta viagem, segura os elementos da narrativa, criando um enredo cheio de vida, cor, suspense, anseios, frustrações, a descrição que se faz dos lugares, de cada batalha, cada golpe nas pelejas, revelam-se e encaixam-se “perfeitamente no imaginário de quem lê as personagens narradas”. O prefaciador do livro acrescenta que, “quando pode transparecer que a perspectiva deste livro é eliminar o futuro como algo indisponível e incerto, ele acaba ampliando-o quando destaca a importância da busca de nós mesmos, mesmo que cheguemos à conclusão de que tal busca de nada valeu, facto filosófico que abre amplas perspectivas para que vivamos, aceitemos e valorizemos o presente na plenitude, sem deixar de almejar um futuro ainda que incerto”.

Nhanisse Jah, pseudónimo de Américo Matavele, nasceu em Maputo. É funcionário público há mais de duas décadas, começou a escrever nos finais dos anos 90, com poemas soltos e textos que eram distribuídos pela família e amigos. A nota de imprensa sobre o lançamento realça que o presente livro foi escrito nos anos 90, tendo passado das mãos do saudoso crítico Júlio Navarro, que fez algumas correcções, e predispôs-se a procurar uma editora para a sua publicação.

A obra será apresentada por Lázaro Bamo.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos