O País – A verdade como notícia

Ngulela: suor de classe agora fora das quadras

Mais do que uma grande basquetebolista, ela é uma apaixonada pelo país e pelo desporto. Por esta ordem. Transpirou lá dentro e agora vibra como treinadora.
 
Dona de uma força interior que inspira e anima as colegas e até aos público, possui o dom de galvanizar a tempo inteiro. Porém, uma das características ofensivas mais dominantes enquanto jogadora era a não mudança de ritmo. Ou seja.: utilizava um ritmo intenso, independentemente dos períodos do jogo. Terá sido um ponto fraco, essa falta de frieza nos momentos em que se tornava necessário controlar as acções e emoções.

Mas isso, felizmente, aconteceu no início da sua brilhante carreira no país. Fora de portas, devido à acumulação de jogos com elevado grau de exigência, como base das equipas em que jogava e mesmo da selecção nacional, passou a ser como que um “prolongamento” dos técnicos dentro do campo, relativamente à cadência e ritmo aconselhável para para cada período.
 
No último Africano de basquetebol realizado em Maputo, fez jus à distinção de integrar o “cinco” ideal do Continente, sendo uma das atletas que mais deu nas vistas na prova.

É (re)conhecida pelo alto espírito de sacrifício, qual carregadora de piano a quem sobra tempo e génio, para demonstrar que de “tosca” não tem nada.
 
TREINADORA: NOVO RUMO
 Está na modalidade desde os nove anos, por influência de vizinhos. Pela Académica e pelo Desportivo ganhou o título de campeã africana. Depois foi para os EUA, onde actuou no campeonato universitário por sete temporadas.

No regresso, alinhou pela Liga Muçulmana de Maputo.
Depois de ter participado numa das principais competições ao nível do mundo, a liga universitária dos Estados Unidos da América e nos principais eventos desportivos africanos com as cores da selecção, a jogadora, de 1.70 metros de altura, abraçou a carreira de treinadora no Costa do Sol, estando a ajudar a dar corpo ao interesse dos “canarinhos” em se fixarem na alta roda do basquetebol.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos