O País – A verdade como notícia

Nelson termina Euronners com oito golos

Foto: Marselha BT

O internacional moçambicano de futebol de praia, Nelson, terminou a disputa do Euro Winners Cup 2022 em 7º lugar da lista dos melhores marcadores, com 8 golos apontados. Nelson marcou quatro dos oito jogos do Marselha na recém-terminada prova de futebol de praia da Europa.

Contratado para ajudar a equipa francesa a alcançar o seu objectivo – atingir os oitavos-de-final –, que tinha falhado em 2021, Nelson chegou ao Marselha Beach Team um dia antes do arranque da prova.

Aliás, com esse objectivo, o Marselha também levou o seleccionador nacional Abineiro Ussaca, que prometera levar a equipa aos oitavos-de-final, tendo os dois seguido no mesmo dia e chegado a um dia do início da competição.

Nelson chegou e tentou ajudar a equipa, mas, por causa do cansaço, não conseguiu evitar a derrota na jornada inaugural diante do Levante da Espanha, por 6-4, num jogo em que nem marcou.

Só ao segundo jogo, o internacional moçambicano começou a “partir a loiça” em Nazaré, Portugal, onde decorreu a prova, ao apontar um hat-trick e ajudar o Marselha a vencer por 4-3 diante do Sótão de Portugal. Nelson marcou o golo da vitória no prolongamento, já que o resultado estava empatado a três golos.

Na terceira jornada da fase regular, Nelson voltou a marcar dois golos, na vitória dos franceses diante do Vamos Manage da Bélgica por 6-1, conseguindo a almejada qualificação aos oitavos-de-final, onde esteve apenas em 2020.

Ao atingir o objectivo, esperava-se que continuasse a fazer história, passando, pela primeira vez, aos quartos-de-final, mas a derrota diante do Grande Mote da França por 7-4 não permitiu mais o sonho, o que fez com que passasse a disputar os lugares entre o 9º e o 16º lugar. Nelson apontou um golo insuficiente para dar os “quartos” ao Marselha.

Nessa disputa, a equipa francesa voltou a vergar, agora diante do Husty da Eslováquia, por 4-2, sem nenhum golo do moçambicano, sendo obrigado a disputar as posições entre os 13º e 16º lugares.

Para essa qualificação, defrontou o West Deva da Roménia e venceu-o por 6-3, com mais dois golos de Nelson, que ditaram segurança para discutir a sua melhor posição, a 13ª.

E foi diante do Newteam Brussels da Bélgica que o Marselha conseguiu terminar na 13ª posição, após vitória por 5-1, mesmo sem nenhuma contribuição de Nelson em termos de golos.

 

MELHOR POSIÇÃO DO MARSELHA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Terminada a prova que decorreu em Nazaré, Portugal, conquistada pelo Benfica Loures, que venceu, na final portuguesa, o Braga por 3-1, o Marselha terminou em 13º lugar, sua melhor posição nos últimos cinco anos.

Nesse período, a equipa francesa conseguiu qualificar-se aos oitavos-de-final apenas uma vez, em 2020, ano que terminou em 14ª lugar, após perder nos jogos das qualificações, enquanto nos restantes anos não conseguiu passar da fase regular.

Aliás, em 2017 o Marselha não chegou sequer a disputar a fase regular da prova, tendo terminado no Euro Winners Challenge, uma espécie de segunda divisão da prova, onde apenas o primeiro classificado disputa a fase final da prova.

Em 2018, 2019 e 2021, o Marselha terminou sempre em terceiro lugar da fase regular, fora dos lugares de qualificação aos oitavos-de-final.

Próximo ano, o Marselha vai disputar a fase final da Euro Winners Cup, a começar pela fase regular, uma prova que se perspectiva que volte a acontecer em Nazaré, Portugal.

 

RESULTADOS DO MARSELHA

Marselha      4-6     Levante da Espanha

Marselha      4-3     Sótão de Portugal

Marselha      6-1      Vamos Manage da Bélgica

Marselha      4-7     Grande Mote da França

Marselha      2-4     Husty da Eslováquia

Marselha      6-3     West Deva da Roménia

Marselha      5-1      Newteam Brussels da Bélgica

Marselha      3-2     Higicontrol

 

MELHORES MARCADORES

17 golos: Filip Filipov (Husty)

14 golos: Noël Ott (Kfar Qassem)

13 golos: Dejan Stankovic (Alanya Belediyespor)

12 golos: Filipe Silva (Braga)

10 golos: Eduard Suárez (Levante), Axel Damm (Copenhagen), Léo Martins (Braga)

8 golos: Jordan Oliveira (Pisa 2014), Nelson Manuel (Marseille BT), Bokinha (Spartak Varna), Netinho (West Deva), Duarte Vivo (ACD O Sótão), Sven Körner (Rostocker Robben), Sameh Moreb (Kfar Qassem)

7 golos: Daniel Valeš (Slavia Prague), Nicolae Ignat (Nistru Chișinău), Pablo Perez (Huelva), Marian Măciucă (Spartak Varna), Jérémy Bru (Marseille BT), Fran Mejías (Newteam Brussels), Benjamin Jr. (ACD O Sótão), Eudin (Alanya Belediyespor).

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos