O País – A verdade como notícia

Nelinho e Dário Monteiro apresentados hoje nos Mambas e Mambinhas

Serão hoje anunciados e apresentados os seleccionadores nacionais adjuntos dos Mambas, numa conferência de imprensa que terá lugar na sede da Federação Moçambicana de Futebol. São três treinadores que serão apresentados e que vão auxiliar o seleccionador nacional Luís Gonçalves nas suas funções nos Mambas, para o período de comando deste luso-moçambicano a frente da selecção nacional.

Dos três técnicos a serem apresentados hoje, dois são portugueses e foram indicados por Luís Gonçalves, enquanto outro é moçambicano, indicado pela Federação Moçambicana de Futebol, que será o primeiro adjunto do seleccionador nacional. Trata-se de Nasser Carimo, conhecido nos meandros futebolísticos por Nelinho, antigo jogador dos Mambas e do Desportivo Maputo, entre os anos 90 e 2000. Para além de jogar pelos “alvi-negros”, Nelinho tem passagens pelo Ferroviário de Maputo e pelo Costa do Sol, tendo depois disso integrado na selecção nacional como um dos selecionadores de formação, em 2015.

Em 2017 ascendeu a selecção principal, como adjunto de Abel Xavier, a par de Victor Matine, comulativamente adjunto da selecção sub-20 e sub-23 da Moçambique. Este ano, após a saída de Abel Xavier, Nelinho ficou seleccionador nacional adjunto de Victor Matine, numa equipa técnica interina, devendo voltar a merecer a confiança da Federação Moçambicana de Futebol, para auxiliar Luís Gonçalves nesta nova etapa dos Mambas.
 
Dário Monteiro nos sub-20
Outro antigo internacional moçambicano que será apresentado hoje para assumir o cargo mais alto dentro de uma selecção é Dário Monteiro, que estará ligado aos Mambinhas dos sub-20. Esta é a segunda passagem de Dário Monteiro pela Federação Moçambicana de Futebol, depois de ter assumido as funções de seleccionador de sub-17 entre 2013 e 2014, no início da sua carreira de treinador de futebol.

Depois dos Mambinhas sub-17, Dário Monteiro foi treinador da Liga Desportiva de Maputo e mais tarde do Desportivo Maputo, antes de regressar a Académica de Coimbra, onde foi jogador de futebol durante muitos anos, mas agora como treinador dos sub-23 dos estudantes.

Segundo a imprensa moçambicana, Dário Monteiro foi convidado para assumir o cargo de seleccionador nacional dos Mambas, mas preferiu pela formação, como forma de transmitir sua experiência adquirida nos sub-23 da Académica de Coimbra.

Como futebolística, Dário Monteiro teve passagens pelo Desportivo Maputo, no início e no final da carreira, mas também pela Liga Desportiva de Maputo, Académica de Coimbra, Vitória de Guimarães e Estrela de Amadora, ambos de Portugal, Nea Salamis do Chipre, Mamelodi Sundowns e Supersport United, estas duas últimas da vizinha África do Sul, para além do Al Jazira dos Emirados Árabes Unidos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos