O País – A verdade como notícia

Negócio das comunicações cresceu 13% no 1º semestre de 2020

O volume de negócio das comunicações (telecomunicações e correios) em Moçambique registou um crescimento de cerca de 13%, nos primeiros seis meses deste ano, quando comparado com igual período do ano passado.

Segundo o balanço preliminar do sector, divulgado esta quinta-feira, pelo Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), este indicador resulta do aumento da procura dos serviços de telecomunicações, viabilizado pela melhoria da qualidade e expansão da rede.

“Contribuiu igualmente para estes resultados, o aumento do trabalho remoto que caracteriza o período de emergência imposto pela pandemia da COVID-19”, explica o MTC.

Moçambique conta com uma rede de telefonia móvel (2G e 3G) que une todos os distritos, prosseguindo para os postos administrativos (90%) e localidades (60%). Todas as capitais províncias estão cobertas com os serviços de 4ª Geração (4G), sendo a aposta a expansão dos serviços de 4ª geração de telecomunicações para cobrir todas as sedes distritais e 50% dos postos administrativos, até 2024.

O Programa Quinquenal do Governo (PQG)- 2020/2024 prevê ainda a implementação dos serviços de 5G de telecomunicações nas capitais provinciais.

No ramo postal, o crescimento registado foi impulsionado pelo aumento da procura destes serviços, estando perspectivado, para o presente quinquénio, implementar o endereçamento postal nas cidades de Maputo, Beira, Quelimane, Nampula e Nacala.

Refira-se, que para além da expansão da rede de telecomunicações e consolidação dos serviços postais, o sector está a implementar vários projectos com destaque para a migração de radiodifusão analógica para a digital, provisão dos serviços de televisão via satélite para 500 aldeias moçambicanas, acessibilidade de internet (praças digitais), entre outras iniciativas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos