O País – A verdade como notícia

Nedbank doa MZN 1.2 milhões ao Parque Nacional de Gorongosa

Parque Nacional de Gorongosa conta com um donativo de 1 milhão e 200 mil meticais, que serão aplicados em acções de conservação da fauna. O valor resulta da renovação de um acordo de parceria entre o Parque e o Nedbank, antigo Banco Único, que dura desde 2015.

As espécies, que habitam no Parque Nacional da Gorongosa, são alvo de várias ameaças. O valor, que o Parque recebeu esta quinta-feira, visa mitigar a sua vulnerabilidade, uma oferta que conta com outros benefícios.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva do Nedbank, Joel Rodrigues, além do valor disponibilizado, o Parque tem a vantagem de se beneficiar de outros valores que o banco vai injectar, através das receitas das transações bancárias.

“Cada cliente que efectuar alguma operação diariamente, parte da comissão será revertida a favor do parque”, explicou Joel Rodrigues.

Segundo o administrador do Parque Nacional de Gorongosa, Pedro Muagura, o donativo é fundamental, porquanto a conservação das espécies demanda cada vez mais reforço financeiro.

Muagura explicou que o valor oferecido pelo Nedbank vai reforçar acções já decorrentes, como fiscalização, pesquisa e sensibilização comunitária sobre a importância da conservação.

“A Área de Conservação comporta vários domínios e o capital financeiro que, hoje (referindo-se a ontem) foi oferecido, é parte das soluções para consolidação dos novos paradigmas de conservação das espécies”.

Muagura sabe que a iniciativa da instituição bancária é oportuna para o Parque que dirige, por isso pediu outras acções iguais noutras áreas de conservação.

“Esperamos que estas acções de apoio financeiro que também aconteçam com outros parques, pois há vários outros parques com as mesmas necessidades que o de Gorongosa”, disse Pedro Muagura.

O donativo foi disponibilizado durante a cerimónia de renovação do acordo de parceria entre o Parque Nacional de Gorongosa e o Nedbank, que dura há sete anos.

Localizado na província de Sofala, na extremidade sul do Vale do Grande Rift, o Parque Nacional de Gorongosa possui uma área de 3770 quilómetros quadrados.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos