O País – A verdade como notícia

Necessários mil milhões de rands para reconstruir KwaZulu-Natal

São necessários mil milhões de rands para reconstruir KwaZulu-Natal da catástrofe causada pela chuva torrencial, que há uma semana fustiga a África do Sul. Só para a área de infra-estruturas rodoviárias, o custo preliminar está estimado em pelo menos 5.6 mil milhões de rands.

Ainda não há cálculos exactos dos danos resultantes da devastação causada pelas chuvas torrenciais em KwaZulu-Natal, na África do Sul. Porém, o governo diz que serão necessários mil miliões de rands para reerguer a província costeira onde a catástrofe deixou mortes, destruição de infra-estruturas essenciais e milhares de pessoas deslocadas.

“Queremos ser científicos e não alarmistas sobre isso, e garantir que cobrimos todos os sectores afectados”, disse o primeiro-ministro de KwaZulu-Natal, Sihle Zikalala, que, respondendo sobre um suposto saque de fundos, avisou que o governo provincial será implacável na prevenção de qualquer corrupção à medida que os recursos forem canalizados para recuperação e reconstrução.

“Queremos dizer, sem qualquer equívoco, que todos os recursos alocados para mitigar o impacto das enchentes e para o processo de recuperação e reconstrução serão utilizados de acordo com a rectidão fiscal, prestação de contas, transparência e abertura”, referiu.

Falando à imprensa, o governante disse que houve lições durante a gestão de fundos da COVID-19, daí que nenhuma má administração e fraude serão toleradas. Queremos assegurar que ninguém poderá encher bolsos à custa do sofrimento do povo.

Várias estradas, pontes e outras infra-estruturas essenciais foram completamente arrasadas, sendo eThekwini, iLembe, uGu e King Cetshwayo algumas áreas mais afectadas.
De acordo com Sihle Zikalala, além de 443 mortes e 63 pessoas desaparecidas, 13.556 residências foram afectadas. Destas mais de 8.329 casas parcialmente danificadas e 3.937 habitações completamente destruídas.

Citado pela News24, Zikalala afirmou que o custo preliminar estimado na área de infra-estruturas rodoviárias é de 5,6 mil milhões de rands e incluiu 1.369 projectos em toda a província.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos