O País – A verdade como notícia

NBD está disponível a financiar países não-membros do BRICS

A instituição financeira criada pelos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), está disponível para financiar países não-membros, como uma fonte de financiamento de projectos públicos-privados.

O assunto foi abordado durante a cimeira dos Brics, em Joanesurgo, que contou com a participação dos presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi e de Angola, João Lourenço.

O vice-ministro sul-africano das Relações Internacionais e Cooperação, Luwellyn Landers, disse que o financiamento será feito através de empréstimos, garantias, participações accionistas e outros instrumentos financeiros

Durante a Cimeira, o NBD aprovou dois projetos, um para a África do Sul e outro para a China, ambos com empréstimos no valor agregado de 600 milhões de dólares, para além de ter reunido com o Conselho Empresarial do BRICS.

O NDB irá fazer um empréstimo de 300 milhões de dólares, sem garantia soberana, ao Banco de Desenvolvimento da África do Sul para um projecto de redução de emissões de gases de efeito estufa e desenvolvimento do sector energético, e outro empréstimo de igual montante para um projecto na China, de construção do Metro de Luoyang.

De acordo com o presidente do NBD, K.V. Kamath, até ao final deste ano, as aprovações totais irão atingir cerca de 7,5 mil milhões de dólares, escreve o Macauhub.

“A nossa orientação é a de financiar infra-estrutura convencional, bem como utilizar tecnologias transformadoras ao serviço do desenvolvimento. Além do conjunto tradicional de produtos de concessão de crédito, começaremos a oferecer produtos financeiros não relacionados a financiamentos, tais como garantias e melhoria de crédito. Iremos trabalhar com velocidade, escala e causar um impacto positivo, de forma rápida e eficaz”, afirmou o presidente do NBD.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos