O País – A verdade como notícia

Natal vai ser quente

Instituto Nacional de Meteorologia diz que as temperaturas vão ser altas até ao final de semana, mas alerta que as províncias de Nampula, Zambézia e Sofala podem ser afectadas pela tempestade Chalane.

Uma coisa é certa. Para as festas quase tudo está planeado e preparado, excepto as temperaturas que, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), serão elevadas a partir do Natal dia 24 de Dezembro até ao final de semana.

“De uma forma geral nós esperamos tempo quente, quer dizer que as temperaturas na zona sul do país poderão estar em torno de 31 graus e na zona Centro do país” revelou o previsor de tempo do INAM, Luís Adriano.
Luís Adriano explicou que “se espera que a zona sul do país possa continuar com os chuviscos que vem se verificando”.

Quanto as províncias de Tete e Zambézia, as mesmas poderão registar temperaturas acima de 30 graus. O técnico explicou que “isto significa que as temperaturas máximas poderão oscilar entre 35 e 36 graus Celcius”.

Apesar das altas temperaturas há igualmente previsão de “ocorrência de algumas chuvas principalmente na zona norte e centro do país” disse. As chuvas serão em regime “moderado que podem ser localizadas em alguns pontos”.

O INAM explicou ainda nesta segunda-feira, que a perturbação formada no dia 21 de Dezembro tem estado a intensificar-se e já atingiu o nível de tempestade tropical, a qual foi batizada de Chalane.

“Formou-se uma tempestade no Oceano índico e até as oito horas de hoje (segunda-feira) a tempestade localizava-se a cerca de 900 km da costa da Madagáscar e espera-se que essa mesma tempestade atinja a costa da Madagáscar a partir do dia 27 e a partir do dia 29 passe para o Canal de Moçambique” esclareceu.

Devido a tempestade Chalane, as províncias de Nampula, Zambézia e Sofala deverão estar atentas, já que esta tempestade poderá influenciar o estado do tempo das províncias descritas.

Esta tempestade que se aproxima da costa leste de Madagáscar esta com ventos de 90 km/h, e desloca-se a velocidade de 14 km/h.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos