O País – A verdade como notícia

“Não sermos falsos é o legado que Dom Alexandre nos deixa”, diz Dom Chimoio

Foi durante a missa do último adeus a Dom Alexandre dos Santos, que o Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, recordou aos presentes sobre os préstimos do falecido. Na ocasião, Dom Chimoio disse que “não sermos falsos é o legado com que ele [Dom Alexandre] nos deixa”.

Sobre os feitos de Dom Alexandre, Dom Chimoio destacou a humildade e entrega com a qual se dedicou ao serviço dos outros.

“Quero agradecer ao cardeal por aquilo que foi e por aquilo que fez. Este homem de Deus soube ser fiel e realizar o compromisso que assumiu no seu baptismo. Com a sua humildade, soube servir ao Senhor”, frisou Dom Chimoio.

Ainda na sua homilia, o sacerdote agradeceu às pessoas que, para além de terem estado com Dom Alexandre, conseguiram assimilar os seus ensinamentos, “souberam estar com ele e souberam caminhar com o ritmo quer ele tinha e o seguiram”.

Para prestar o último adeus a Dom Alexandre dos Santos, estiveram na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Sé Catedral), o Presidente da República, Filipe Nyusi, os Presidentes cessantes, Joaquim Chissano e Armando Guebuza, membros do Governo, familiares e crentes da Igreja Católica.

 

SERVIR E NÃO SER SERVIDO ERA O LEMA DE DOM ALEXANDRE, DIZ DOM LÍCIO

Representada por Dom Lício, a Conferência Episcopal de Moçambique manifestou seu eterno agradecimento a Dom Alexandre, fundador da agremiação que, em vida, “procurou sempre corresponder à sua vocação humana e religiosa procurando ser uma ponte entre Deus e os humanos”.

Na sua mensagem de condolências, a Conferência Episcopal de Moçambique destacou o trabalho de Dom Alexandre na assistência às pequenas comunidades e na promoção da paz.

“Promoveu e animou as pequenas comunidades cristãs, incutindo em todos o sentido de pertencermos a uma igreja que é chamada família de Deus (…) dedicou sua vida para a promoção da paz em Moçambique”, detalhou Dom Lício.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos