O País – A verdade como notícia

COVID-19: “Não estou na lista para tomar a vacina”

A vacina da Pfizer já está a ser distribuída nos Estados Unidos.
O país que se aproxima dos 300 mil óbitos devido à COVID-19 inicia hoje a campanha de vacinação contra a COVID-19. Contudo, o Chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, citado pelo Notícias ao Minuto, revelou na sua conta Twitter que não fará parte dos norte-americanos que vão ser vacinados.

“Os funcionários da Casa Branca devem receber a vacina um pouco mais tarde, a menos que seja especificamente necessário. Pedi que este ajustamento fosse feito. Não estou na lista para tomar a vacina, mas espero fazê-lo no momento apropriado. Obrigado!”, escreveu Donald Trump.

O governador do Kentucky, Andy Beshear, citado pela mesma fonte, afirmou que o estado, no leste do país, vai ser o primeiro a vacinar os residentes, menos de 72 horas depois da vacina Pfizer-BioNTech ter recebido a “luz verde” das autoridades sanitárias norte-americanas.

Cerca de três milhões de doses vão ser disponibilizadas até quarta-feira, para vacinar perto de 20 milhões de norte-americanos antes do final do ano e 100 milhões antes do final de Março no país, que registou 1,1 milhões de novos casos confirmados nos últimos cinco dias, escreve Notícias ao Minuto que cita a Lusa.

A Euronews avança que são milhões de doses de vacinas anti-COVID-19 que chegam aos hospitais e a outros pontos de distribuição nos Estados Unidos.
Segundo a fonte, a vacina, aplicada em duas doses, terá 95% de eficácia contra a covid-19 e foi a primeira a ser aprovada nos Estados Unidos. É o resultado de uma colaboração entre a farmacêutica norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech – também recebeu aprovação no Canadá, Reino Unido, Bahrein e na Arábia Saudita.

A vacina já chegou a, aproximadamente, 145 locais e vai chegar a mais zonas ao longo da semana. O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, visitou um centro de operações, no arranque desta operação apelidada de “Warp Speed” que ambiciona um processo vacinação em alta velocidade.
A primeira entrega da vacina da Pfizer/BioNTech vai chegar a, aproximadamente, três milhões de pessoas. Os lares de idosos são a prioridade neste programa de vacinação que tem como objectivo vacinar 20 milhões de pessoas no total até ao final de Dezembro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos