O País – A verdade como notícia

Nampula lança programa de prevenção e resposta à violência sexual

Em média, trinta e quatro por cento das mulheres em Nampula com idades entre os quinze e 49 anos foram vítimas de violência nos últimos doze meses. No mesmo período, 62 por cento das raparigas casam-se antes dos 18 anos e cerca de 60 por cento engravidam entre 15-18 anos de idade.

Os dados foram divulgados durante o lançamento do programa Spotlight que visa acelerar a prevenção e resposta à violência Sexual baseada no género e uniões prematuras. Nas últimas décadas o país registou melhorias significativas na legislação e políticas relacionadas com o fim da violência contra as mulheres mais o desafio continua.

“As denúncias de violação subiram a 100 por cento nos gabinetes de atendimento a mulher e criança vítimas de violência”, disse Ana Figueiredo-Sociedade Civil.

Individualidades presentes apelaram para que os diferentes segmentos da sociedade abracem a causa.

“Spotlight é para todos aqueles que querem erradicar a violência contra as mulheres, a violência de género e melhorar as sociedade”, afirmou Isabel Almeida-União Europeia.
 
Em Moçambique, um dos oito países da África, seleccionados pela União Europeia e Nações Unidas para a iniciativa, está projectando um montante de 40 milhões de Euros. O programa será implementado nas províncias de Nampula, Gaza e Manica.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos