O País – A verdade como notícia

Nampula já tem cólera e 52 doentes estão hospitalizados

A província de Nampula tem 133 casos de cólera, com 52 internados. Todos os casos diagnosticados são do distrito de Meconta.

Como tem sido comum na época chuvosa, a província de Nampula já regista casos de cólera. Até aqui, as autoridades de saúde falam de 133 doentes diagnosticados, com 52 internados. O surto de cólera está circunscrito ao distrito de Meconta.

Os dados foram partilhados esta segunda-feira na reunião do Comité Operativo de Emergência dirigido pelo Secretário de Estado.

“Estamos igualmente a fazer monitoria dos distritos considerados de com risco de ocorrência de doenças diarreicas. Igualmente, apoio no manejo de casos de doenças diarreicas, busca activa dos doentes com diarreias nas comunidades e a distribuir purificadores de água”, avançou Geraldino Avalinho, chefe do Departamento de Saúde Pública nos Serviços Provinciais de Saúde em Nampula.

Dos casos de cólera declarados no distrito de Meconta, nenhum refere-se aos deslocados internos acolhidos no posto administrativo de Corane. No entanto, foram reportados alguns de diarreias.

Entretanto, o número de deslocados na província de Nampula não para de aumentar.

“Ao nível da província de Nampula o acolhimento de pessoas deslocadas tem um registo de 64 mil pessoas, e os distritos que sempre disputam a liderança de maior acolhimento têm sido cidade de Nampula e Meconta”, avançou Alberto Armando, delegado provincial do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres em Nampula.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos