O País – A verdade como notícia

Namburete diz que o país deve diversificar exportações

O economista e antigo ministro da Energia, Salvador Namburete diz haver necessidade de se diversificar as exportações no país. Namburete defende que se se diversificar as exportações, o país não fica somente dependente de um grupo de produto e reduz a vulnerabilidade de choques devido a depreciação dos mesmos.

O economista desenvolveu um estudo sobre o papel das exportações na economia moçambicana. De acordo com o seu estudo, os cinco produtos que correspondiam a 80 por cento das exportações no país na década de 80 à 90, actualmente representam apenas 8 por cento. Os produtos agrícolas deram espaço aos de origem mineira. Namburete diz que há necessidade de se mudar este cenário através da diversificação dos produtos exportados.

O antigo ministro diz ainda que nenhum país pode dispensar as exportações, mas há necessidade se tomar medidas para as incentivar.

Salvador Namborete apresenta estas conclusões no livro “A exportação primeiro” valorizando o papel da promoção da exportação no país, que será lançado hoje em Maputo. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos