O País – A verdade como notícia

Nacala Logistics entrega 300 redes a pescadores de Nacala-à-Velha

No âmbito da campanha de substituição de artes nocivas, a Nacala Logistics procedeu, na passada quinta-feira, 09 de Dezembro, à entrega de 300 redes de pesca a mais de 50 pescadores do distrito de Nacala-à-Velha, na província de Nampula.

A entrega do equipamento foi feita de forma simbólica durante o lançamento da “Campanha de substituição de artes nocivas”, uma iniciativa do Governo cujo objectivo é promover a pesca sustentável.

A cerimónia de arranque da campanha foi presidida pelo Secretário Permanente de Nacala-à-Velha, António Julião, que exortou, na ocasião, os pescadores a fazerem um bom uso do material oferecido pela Nacala Logistics e abandonarem a utilização de redes mosquiteiras na actividade pesqueira.

“Embora o uso da rede mosquiteira seja uma prática antiga, herdada por muitos pescadores, este é um instrumento nocivo ao ecossistema que precisa de ser mudado. Só assim, estaremos a contribuir para que haja mais peixe de qualidade e que as próximas gerações possam beneficiar-se dos recursos marinhos existentes na nossa Baía”, disse António Julião.

O Presidente do Conselho Comunitário de Pesca de Nacala-à-Velha, Ussene Buana, reconheceu, por seu turno, que “as redes eram o que faltava para a afirmação da mudança de postura por parte dos pescadores. Estamos muito satisfeitos com as redes, sem dúvida representam o início de uma nova era para os pescadores de Nacala-à-Velha”, referiu.

A Nacala Logistics, representada por Tomás Macovela, reafirmou o compromisso da empresa com o desenvolvimento da pesca sustentável, adiantando que, “embora a distribuição das redes ocorra de forma gradual, irá abranger todos os pescadores seleccionados”.

Ao juntar-se a esta campanha, a Nacala Logistics está também a apoiar a execução do plano quinquenal do Governo, que procura erradicar o uso de redes mosquiteiras e outras práticas pesqueiras nocivas ao meio-ambiente.

Desde o início das suas operações que a Nacala Logistics tem estado a investir em recursos e tecnologias para o desenvolvimento da pesca sustentável e preservação dos ecossistemas pesqueiros, em Nacala-à-Velha. Ainda no último mês de Setembro, a empresa ofereceu quatro embarcações motorizadas e redes a pescadores daquela região. Os barcos beneficiam-se mais de 160 pescadores que, através destes meios, podem pescar em alto mar, aumentando, assim, a quantidade e a qualidade do pescado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos