O País – A verdade como notícia

Naâman e Ras Skunk cantam “Francofolia” ao ritmo reggae

A primeira edição da “Francofolia” escala o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), na cidade de Maputo. A iniciativa da Embaixada da França e parceiros insere-se na Semana da Francofonia 2019, e vai realizar-se sábado, entre 17h e 23h.

De acordo com uma nota do Franco-Moçambicano, o evento é dirigido a um público diverso e multicultural, e pretende fazer convergir as culturas francófonas num evento musical. “Além da presença do músico Naâman (revelação do reggae francês) e os moçambicanos Ras Skunk e Dub Rui, esta edição irá ainda acolher um "buffet" com gastronomia de várias embaixadas parceiras do evento”, anuncia a organização.

A propósito dos artistas convidados a participar na presente edição, Naâman, revelação do reggae francês dos últimos anos, lançou em Outono de 2017 o seu terceiro álbum, Beyond. Nesta nova obra, o autor vai mais longe nas suas aspirações musicais do que ele propôs anteriormente. Além das vibrações do reggae e do Hip-Hop, mergulha no Soul, passa pela música latina, pousa nos ritmos caribenhos. Com o artista francês, no palco do CCFM estará o moçambicano Ras Skunk, considerado um dos mais promissores cantores de reggae no país, tendo apresentado recentemente o seu álbum de estreia Born in Africa, com a produção da Kongoloti Records. “A sua voz peculiar e sentido melódico fazem de Ras Skunk um dos artistas mais originais do panorama musical de Maputo”, segundo entende o CCFM. Skunk iniciou sua carreira em 1999. Influenciado pelo seu crescimento espiritual, cedo se interessou pelo movimento Rastafari. Começou a frequentar a Igreja Zion para saber mais sobre Jah, opressão negra, suas raízes e como a música poderia salvar e libertar os oprimidos. Isso o encorajou a cantar reggae na esperança de curar os corações do movimento negro e encorajar a paz, o amor e a libertação entre todas as Nações.

Ainda no princípio de tarde de sábado até a noite dentro, o moçambicano Dub Rui, DJ e baixista dos famosos 340ml, fará os interlúdios ao ritmo do Reggae.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos