O País – A verdade como notícia

“Murmúrios de Pedro e Inês” no Teatro Avenida

O Teatro Avenida, na cidade de Maputo, será palco, sábado, às 19h00, da sessão de ballet designada “Murmúrios de Pedro e Inês”.
O espectáculo é uma coreografia na qual a dança usa dois corpos como linguagem para personificar a história de Pedro e Inês. Um ballet que incorpora a música contemporânea com o som poético da língua Portuguesa.

“Murmúrios de Pedro e Inês” é uma peça de 60 minutos, em que a dança usa os dois corpos como linguagem que materializa a lenda e a emoção. Apresenta-se como um bailado que se veste de música contemporânea como uma pele. O bailado de Fernando Duarte, coreógrafo e ex-bailarino da Companhia Nacional de Bailado, com direcção artística e interpretação de Solange Melo e de Fernando Duarte, teve estreia em Abril do ano passado. “Murmúrios de Pedro e Inês”, refere o coreógrafo Fernando Duarte na sua homepage, “surge da vontade de apresentar uma obra narrativa, dentro da estética da dança neoclássica, que possa ser o reflexo de uma identidade artística contemporânea portuguesa nas várias vertentes que apresenta: Dança, Artes Plásticas, Literatura e Música”.

Inspirada no romance de Agustina Bessa-Luís, neste bailado em um só acto, “dois corpos materializam a história de um tempo já distante, mas também a transpõem para o tempo presente e principalmente para um tempo interior a cada um de nós.

Neste bailado, a história de Pedro e Inês é dançada, contada, ouvida, vista e sentida através de uma amálgama artística contemporânea, tornando este espectáculo original e apelativo para um público transversal ao público de dança.
O espectáculo de dança é uma iniciativa do Arte Institute e está inserido numa série de apresentações que iniciaram em São Tomé e Príncipe, Angola e agora escalam Moçambique.
Fundado a 11 de Abril de 2011, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projectos de arte e cultura contemporânea portuguesa. O Arte Institute organiza eventos em todos os continentes, nas principais capitais do mundo, e em áreas como cinema, artes plásticas, música, literatura, teatro e performance.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos