O País – A verdade como notícia

Município de Quelimane asfalta três avenidas num investimento de pouco mais de 100 milhões de meticais 

A inauguração das três estradas marca as festividades dos 10 anos de governação  de Manuel de Araújo, como presidente do Conselho Municipal de Quelimane. De Araújo chegou àquele cargo em 2011, depois das eleições intercalares, primeiro como candidato do MDM e depois como cabeça de lista da Renamo, tendo vencido o escrutínio.

Trata-se de um marco importante para os munícipes de Quelimane, que, desde a independência nacional, nunca tinham visto as suas ruas asfaltadas. A situação criava constrangimentos não só para os veículos, como também para a saúde, porquanto os munícipes consumiam poeira.

O presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo, explicou que aplicou pouco mais de 100 milhões de meticais para asfaltar a Rua 4000, que dá acesso à Escola Secundária Filipe Nyusi; a Lurdes Mutola que dá acesso à Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique; e 3040 que passa pelo bairro Socorro.

“É um marco importante, pois inauguramos a estrada que sai da Linda Eventos, até a Sococo. Inauguramos, igualmente, a estrada que liga o bairro Brandão até à Escola Secundária Filipe Jacinto Nyusi, ligando a estrada que vai até ao aeroporto e, por fim, a avenida Maria de Lurdes Mutola, em homenagem à nossa campeã olímpica, que passa pela Universidade Católica e vai até ao campo de Chirangano”, disse o edil Manuel de Araújo, para quem os investimentos, provenientes dos cofres do Conselho Municipal e fundo de estradas, são avaliados em mais de 100 milhões de meticais.

O edil está ciente dos desafios que se seguem nas vias ora asfaltadas, mormente a manutenção. Sobre o assunto, fez saber que “uma estrada que não é mantida dura pouco tempo e, como pode ver, estas estradas têm lancis laterais e canais de escoamento de água. Estamos a aperfeiçoar a nossa técnica para responder com situação de manutenção de estradas”, disse.

Uma vez que uma das estradas inauguradas ostenta o nome de Maria de Lurdes Mutola, o presidente da Federação de Atletismo esteve em Quelimane, a acompanhar a cerimónia. Kamal Badrú mostrou-se satisfeito pela homenagem feita pela edilidade.

“É uma homenagem de mérito e Lurdes Mutola merece, pois ela é a única moçambicana que trouxe ouro olímpico. Como federação, agradecemos e pedimos aos demais municípios que pautem por homenagens idênticas, não só à menina de ouro, mas também àqueles que tudo fazem para elevar a bandeira de Moçambique”, disse.

José Manuel fez saber que o projecto de construção de estradas passou pela Assembleia Municipal de Quelimane e que, feitos os estudos, houve uma deliberação favorável. Por sua vez, os munícipes dizem que as estradas em boas condições facilitam a vida da população.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos