O País – A verdade como notícia

Município de Maputo tapa buracos ao invés de reabilitar as estradas e avenidas

Foto: O País

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo já está a tapar buracos em algumas ruas e avenidas da urbe. Entretanto, o trabalho no terreno contradiz o que a edilidade considerou de obra tecnicamente não recomendável.

Sobre a qualidade dos trabalhos de reabilitação das vias esburacadas na cidade de Maputo, muito já se disse.

Após várias reclamações dos automobilistas e não só, eis que a edilidade colocou mãos à obra e está a tapar os buracos e não a reabilitar as vias conforme o prometido.

O que há de errado nos trabalhos, que de certa forma diminuem o desgaste das viaturas, o próprio município sabe, mas vale a pena lembrar o que Silva Magaia, Director do ordenamento territorial no Conselho Municipal, disse há uns meses. “O tapamento de buracos inseridos nos trabalhos de reparação de rotina não é tecnicamente recomendável”, disse Silva Magaia.

Tecnicamente errado ou não, pelo menos há um sinal de minimizar o sofrimento a que os automobilistas e muitos outros cidadãos são sujeitos ao circular em estradas e ruas como estas na Cidade de Maputo, onde os buracos ainda são uma dor de cabeça.

Esta solução já foi reprovada pela própria edilidade. A rua Alberto Massavanhane está completamente esburacada, mas já há tapamento dos buracos e não há reabilitação. O mesmo aconteceu com a Avenida Albert Luthuli incluindo a Rua da Imprensa já na baixa da cidade de Maputo que já tem remendos.

Os automobilistas reprovam o tapamento de buracos com remendos. Simone Langa, operadora de Táxi na Rua de Imprensa, considera que a solução não são os remendos. “Deu para minimizar, mas não é sustentável, porque conforme vê há muitos sítios ainda com muitos buracos”.

Opiniões que convergem na necessidade de se fazer o melhor pelas estradas da capital do país. Fortunato Chibique diz que “o que o Município está a fazer são lombas também, seria melhor se pusesse um  novo asfalto, em toda a Cidade de Maputo , que está esburacada principalmente a Avenida Guerra popular”.

O presidente do Conselho Municipal de Maputo prometeu reabilitar as estradas até ao final deste ano. E, o Município de Maputo remeteu para breve as explicações à volta dos trabalhos em curso.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos