O País – A verdade como notícia

Município de Maputo recebe material para prevenção da COVID-19

O presidente do município de Maputo, Eneas Comiche, recebeu esta quinta-feira, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Un-habitat e WaterAid, material prevenção da COVID-19 destinado ao Distrito Municipal da Ka-Tembe.

Trata-se de oito sistemas de lavagem das mãos, sabão líquido e duas mil mascaras entregues ao município de Maputo no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Lavagem das Mãos.

O edil de Maputo, Éneas Comiche enalteceu o gesto dos parceiros de cooperação e falou da importância da lavagem das mãos com água e sabão para evitar a contaminação COVID-19 e outras doenças.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde, os vendedores dos mercados fazem parte do grupo exposto à eventual contaminação pela COVID-19. Neste contexto, a vereadora de Saúde e Acção Social no município de Maputo, Alice de Abreu, garantiu que a edilidade está a trabalhar para controlar a propagação da doença.

O UNICEF diz, em comunicado sobre “higiene das mãos para todos”, que lavar as mãos não apenas uma das medidas preventivas mais importantes para evitar a transmissão da pandemia da COVID-19. É também uma das “medidas mais económicas para prevenir uma série de doenças transmissíveis, que são responsáveis por quase três quartos de todas as mortes (73%) em Moçambique. Pneumonia e diarreia são as duas das quatro principais causas de morte neste grupo”.

A pandemia da COVID-19 trouxe-nos uma forte lembrança da importância da lavagem as mãos como uma das maneiras mais simples e eficazes de prevenir a propagação de qualquer vírus e garantir uma saúde melhor para todos.

No mesmo documento, sublinha-se que a higiene das mãos é uma das medidas mais rentáveis na prevenção de doenças transmissíveis. “Por exemplo, 50 por cento das mortes relacionadas com diarreia poderiam ser evitadas através da lavagem das mãos com sabão, enquanto o retorno do investimento de uma campanha de higiene pode chegar a 92 vezes o valor investido”.

A cidade de Maputo é o local com maior número de infecções e mortes pela COVID-19 em todo o país. Tem 4.943 dos 10.537 diagnosticados desde Março último.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos