O País – A verdade como notícia

Município de Maputo proíbe circulação de viaturas na Rua do Bagamoyo

Foto: O País

O Município de Maputo vai banir a circulação de viaturas em algumas ruas e avenidas da baixa da cidade para dar lugar à circulação exclusiva de peões. Para o efeito, serão construídos, a partir do próximo ano, silos para o estacionamento de veículos.

As vias já identificadas para circulação exclusiva de peões são as ruas de Timor Leste e de Bagamoyo, Avenida Dez de Novembro e as faixas centrais da Avenida Samora Machel na Cidade de Maputo. A iniciativa enquadra-se no contexto do projecto de requalificação da baixa.

Ainda não há datas exactas para entrada em vigor da medida, mas o presidente do Município de Maputo garante que, a partir do próximo ano, haverá infra-estruturas que serão construídas para melhoria de mobilidade. “Nós vamos construir silos no mercado central e nos arredores, mas ainda estamos no processo de criação das condições, porque tudo isto tem o seu tempo; no próximo ano teremos pelo menos dois silos”, garantiu Eneas Comiche.

Para ensaiar a iniciativa de banimento de carros, o Município de Maputo aproveitou a semana de mobilidade sustentável, que se observa de 3 a 10 de Outubro corrente, para vetar a circulação de carros na Rua de Bagamoyo. Com a proibição de viaturas naquele local, a rua dá lugar a actividades desportivas e recreativas, como patinagem e skate, incluindo pinturas em murais, bem como exposições fotográficas.

“Para já, vamos começar com esta [rua] e vamos identificando outras, para termos espaços só para circularem peões. Devíamos ter começado mais cedo, mas com a pandemia da COVID-19, foi-se atrasando tudo e devemos ter a coragem de avançar.”

Ainda no contexto da mobilidade urbana, Eneas Comiche reiterou que o projecto de transporte com veículos suspensos, designado FUTRAN, será efectivado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos