O País – A verdade como notícia

Município de Maputo poda casuarinas na Circular após uma ter tombado

Foto: O País

A edilidade de Maputo já está a podar as mais de 200 casuarinas na Estrada Circular, na Avenida Marginal, depois de, na última quarta-feira, uma das árvores ter tombado e bloqueado o trânsito nas duas faixas de rodagem por quase três horas.

Foi na manhã da última quarta-feira quando uma enorme casuarina tombou e fechou a Estrada Circular de Maputo, o que comprometeu a transitabilidade rodoviária. Por saber do perigo que aquelas espécies arbóreas de até 30 metros constituem, o Município está a podá-las desde sábado.

“Como vocês viram, caiu uma árvore ali na semana passada, então estamos a diminuir a altura das árvores no sentido de que, quando cair mais alguma, não perigar a vida das pessoas”, explicou Raimundo Machelene, funcionário do Município de Maputo.

Stiven Mendes, que fazia caminhada na Marginal, viu a casuarina tombada na última quarta-feira e considera que a acção em curso vai evitar tragédias. “É uma boa iniciativa, visto que, à medida que as árvores vão crescendo, representam um perigo, caem ramos pela estrada, o que periga a vida dos utentes e automobilistas”, elogiou.

Enquanto a motosserra cortava um dos ramos mais altos, um grupo de mulheres juntou-se aos trabalhadores municipais, para puxarem os ramos que são aproveitados como lenha. “Estamos aqui para buscar a lenha que usamos para cozinhar em casa. É uma boa lenha, não suja panelas, usamos assim mesmo”, disse Adelina Albino.

No entanto, o plano das autoridades municipais não é remover as casuarinas devido à sua importância para o meio ambiente. “Aquelas árvores estão a fazer alguma protecção da zona da costa contra a erosão e para o controlo dos ventos fortes. Não podemos eliminar todas de uma única vez, a substituição será gradual”, esclareceu Inocêncio Bernardo, director-adjunto de Infra-estruturas no Município de Maputo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos