O País – A verdade como notícia

Município de Chimoio incentiva residentes a usarem minhocas como fertilizantes

Recentemente o município de Chimoio introduziu a iniciativa “uma família, uma horta” que visa incentivar aos moradores locais a produzirem hortícolas para seu consumo e auto-sustento.

Ciente de que os elevados custos de fertilizantes para os munícipes que aproveitam a cintura verde da cidade para produzir, a edilidade encabeçada por João Ferreira está a explicar as famílias produtoras sobre como devem tornar os solos produtivos com recurso a minhocas.

Na manhã desta terça-feira, Ferreira deslocou-se até ao bairro Hombwa, uma das zonas produtivas da cidade de Chimoio, onde apelou aos residentes locais a usarem minhocas, por ser um fertilizante orgânico que não acarreta custos e cuja eficácia está comprovada no ramo agrícola.

“Tentamos pesquisar e felizmente aqui na nossa província de Manica já havia essa iniciativa de produzir adubo natural através de minhoca, nós aproveitamos essa iniciativa e quisemos implementar a nossa ideia que é de uma família, uma horta “, referiu João Ferreira.

Para os munícipes que já aderem a iniciativa, olham a mesma como oportuna à medida que os seus rendimentos começam a crescer consideravelmente.

Domingos Gimo é um dos produtores que integra a Associação Irmãos Razão, que dedica-se a produção de hortícolas com destaque para repolho, tomate e cebola. À nossa reportagem revelou que espera aumentar a sua área de cultivo com a técnica de uso de minhocas para fertilizar os solos.

Até agora mais de duas mil famílias já beneficiam da iniciativa uma família, uma horta em Chimoio, através da qual recebem da edilidade, sementes e insecticidas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos