O País – A verdade como notícia

“Mundo de egoísmo será mundo de guerra”, defende Rebelo de Sousa

Foto: O País

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o mundo não pode ser egoísta, porque será de guerra. O Presidente de Portugal entende que a escola é o local ideal para incutir nas pessoas valores, como paz e respeito pelas diferenças.

Era para ser uma simples visita à Escola Portuguesa de Moçambique, mas Marcelo Rebelo de Sousa invocou o seu lado de Professor e deu aula de sapiência sobre a vida aos alunos, pais e encarregados de educação, professores e aos presentes na sala de conferências da Escola Portuguesa de Moçambique. O ponto fulcral da aula foi a paz e o respeito pelas diferenças.

“É impossível achar que a paz se faz apenas por meio de outras pessoas, não se faz. Começa no coração de cada pessoa, na cabeça de cada pessoa e na vontade de cada pessoa”, afirmou o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

E para que a paz ganhe espaço em cada um de nós, é preciso começar a pensar, também, nos outros, se não as guerras nunca vão cessar. “O mundo não pode ser de egoísmo, será um mundo de guerra. O mundo do egoísmo é um mundo de guerra. Ora, nós estaremos a mais. Não queremos a supremacia de ninguém sobre ninguém. Não queremos a violência. Queremos o diálogo e a compreensão”, indicou o Presidente de Portugal.

Os valores supracitados só podem, segundo o Presidente de Portugal, ser incutidos na escola. “Ninguém é feliz sozinho. Nós não somos ilhas. Ninguém vive sozinho. Só nos realizamos e realizamos a nossa felicidade através da felicidade dos outros”, constatou Rebelo de Sousa.

Tal implica compreender, respeitar e conviver com as diferenças. “Não há ninguém que possa dizer que sabe e os outros sabem menos. Não há isso (…) Todos nós temos defeitos”, concluiu o Presidente de Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa proferiu estas palavras depois de visitar a Escola Portuguesa de Moçambique, onde testemunhou e procedeu à entrega dos prémios Miguel Torga e Baltazar de Sousa aos melhores alunos.

Antes disso, Marcelo Rebelo de Sousa teve uma passagem pela Praça dos Heróis Moçambicanos para homenagear aqueles que deram a vida pela pátria.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos