O País – A verdade como notícia

Mulheres grávidas e lactantes serão vacinadas na 3ª fase que inicia amanhã

Mulheres grávidas e lactantes já poderão tomar a vacina contra a COVID-19, na terceira fase de vacinação massiva que inicia amanhã, em todo o país. Nesta fase, o Ministério da Saúde prevê inocular pouco mais de sete milhões de pessoas.

Com pouco menos de dois milhões de pessoas complementarmente vacinadas, desde que o processo iniciou em Março do ano corrente, na terceira fase de vacinação que inicia já esta quarta-feira, o Ministério da Saúde quer vacinar pessoas com idades compreendidas entre 30 e 49 anos, vivendo nas zonas rurais e urbanas.

Segundo o coordenador da Campanha de Vacinação do MISAU, Ivan Manhiça, a terceira fase vai decorrer em duas rondas, para evitar enchentes nos postos de vacinação.

“Nas zonas urbanas, iremos vacinar as pessoas dos 30 a 49 anos. Nas zonas rurais, nos primeiros 15 dias, será privilegiado o grupo das pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. Numa segunda ronda, serão abrangidas as pessoas dos 30 a 49 anos de idade”, explicou.

As mulheres grávidas e as que estão em fase de amamentação são a novidade deste processo.

“Com o surgimento de novas evidências científicas, a Organização Mundial da Saúde aprovou a possibilidade de vacinarmos as mulheres grávidas e as mulheres lactantes, dois grupos que não fizeram parte nas fases anteriores”, esclareceu.

Para garantir maior celeridade no processo, as autoridades da Saúde vão reduzir, em todo o país, o número de postos de vacinação e reforçar os outros.

A terceira fase de vacinação inicia no dia 20 de Outubro e poderá estender-se até Março de 2022. O MISAU diz que vai privilegiar a vacina de dose única nas zonas rurais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos