O País – A verdade como notícia

Mulher moçambicana homenageada no ‘Festival A Xitiana’

Associação dos Músicos Moçambicanos, a Ibra Imagem e a MULEIDE, juntam-se para organizar, no âmbito da promoção e valorização da mulher moçambicana, o ‘Festival A Xitiana’, que significa mulher na língua macua.

O Festival, que inicia a 08 de Março, com a comemoração do dia Internacional da Mulher e termina a 7 de Abril, com a comemoração do Dia da Mulher Moçambicana.

O evento, de carácter socio-cultural, traz a reflexão sobre a participação da mulher no desenvolvimento da Arte e da Cultura, bem como o impacto da produção artística criada pela mulher, os seus desafios e dificuldades.

O projecto vai juntar concertos musicais, debates sobre o papel da mulher nas artes e cultura em Moçambique, exposições de artistas, pintura, entre outros e contará com participações das cantoras Sizaquel Matlhombe, Rukan Rosy, Queen Sheba, Banda khanyisa Queen´s, Letícia Deozina, o músico José Mucavele, a artística plástica Huwana Rubi, a estilista Mary Dias, a jornalista Julieta Mussanhane, a coreógrafa da Companhia Nacional de Canto e Dança, Pérola Jaime. Contará igualmente com participação da MULEIDE, ONU – Mulher, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério da Cultura e Turismo, a ECA (Escola Superior de Comunicação de Arte), entre outras entidades.

Um dos pontos centrais do evento será a homenagem à artista Zena Bacar, falecida em Dezembro último.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos