O País – A verdade como notícia

Mudanças climáticas podem causar perdas de 4.6 biliões de euros por ano

Um relatório da responsabilidade de organizações britânicas alertou que as alterações climáticas vão custar 4.6 biliões de euros por ano até 2070.

Os danos causados pelas alterações climáticas, segundo escreve o “Observador”, levarão a uma redução de 10% da taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial até 2050 e de 25% até 2100.

Num cenário em que os países cumpram as metas do Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, que pretende limitar o aumento global da temperatura a dois graus celsius (e preferencialmente 1,5 graus) acima da média da época pré-industrial, as alterações climáticas terão ainda assim um custo anual que atingirá 1,5 bilião de euros em 2070.

Entretanto, sem medidas para conter o aquecimento global, o relatório mostra que os custos das alterações climáticas serão três vezes superiores, passando de 1,5 para 4,6 biliões de euros por ano, e que no próximo século podem mesmo ser 17 vezes superiores.

Conter as alterações climáticas também tem um custo, mas mesmo assim, será menos elevado, calculando os autores do relatório que atinja um pico de 5,9 biliões de euros por ano até 2050.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos