O País – A verdade como notícia

Moza Banco compra 100 por cento do capital do Banco Terra Moçambique

No primeiro negócio, o Moza Banco adquire 100 por cento do capital do Banco Terra Moçambique. Em comunicado, o Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco explica que a compra irá consolidar a estrutura financeira e patrimonial da instituição bancária.

Já o PCA do Banco Terra Moçambique considera que a transação representa uma oportunidade e cria a possibilidade de o banco estar mais próximo dos seus clientes.

Noutra operação, o Moza Banco aumentou o seu capital através da empresa chamada Arise, que passará a deter uma participação de 29.5 por cento na estrutura acionista do banco. Arise é uma empresa gestora de um fundo de investimento em África com parceiros na região subsaariana.

“A empresa foi fundada por três investidores fundamentais, nomeadamente, o Rabobank (banco de referência holandês), Norfund (um dos maiores fundos de investimento do mundo e de origem norueguesa e FMO (Fundo de Investimento holandês) ”, refere o comunicado.

Arise gere actualmente mais de 660 milhões de dólares em activos e opera em mais de 10 países. O negócio permitirá a Arise expandir os seus investimentos em Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos