O País – A verdade como notícia

Movitel restabelece comunicação em alguns bairros na Beira

A Motivel restabeleceu em pelo menos cinco bairros da cidade da Beira, nomeadamente Matacuane, Maquinino, Manga, Esturo e Aeroporto. Mas a fibra óptica continua inoperacional.

O director de comunicações da Movitel, Hélder Cassimo, disse que quase 90% da rede de fibra óptica está danificada na região centro.

Na província de Manica, os distritos de Mossurize, Sussudenga e a vila de Manica continuam a registar falhas nos serviços de dados e de voz.

Na Zambézia e em Tete, as comunicações também já foram restabelecidas, apesar de algumas falhas registadas em alguns períodos desta segunda-feira, no distrito de Chinde.

Segundo Hélder Cassimo, não se sabe quando é que as comunicações poderão funcionar plenamente, porque os danos causados pelo ciclone IDAI continuam por avaliar.
A Movitel não tem igualmente estimativa dos prejuízos decorrentes das intempéries que deixaram a região centro do país de rastos, mormente a cidade da Beira.

A companhia disponibilizou, na capital provincial de Sofala, 20 mil unidades de cartões com 20 meticais de crédito, para permitir que os cidadãos que eventualmente perderam os seus telemóveis estejam contactáveis.

Entretanto, a Moçambique Telecom (Tmcel) reporta uma situação diferente e assegura que restabeleceu, esta segunda-feira, as comunicações através da rede fixa em toda a província de Tete e na cidade da Beira.

A porta-voz da Tmcel, Márcia Fenita, disse que a maior preocupação da sua empresa é recuperar as infra-estruturas danificadas para a reposição das comunicações.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos