O País – A verdade como notícia

Mototaxistas mais expostos à COVID-19 na província de Maputo

Os motoristas de mototáxi apresentam maior taxa de exposição ao novo Coronavírus na província de Maputo. Os transportadores interdistritais estão em menor risco, segundo resultados preliminares do inquérito sero-epidemiológico realizado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).

O estudo, realizado em 8.536 pessoas no distrito da Matola, revelou ainda que a taxa de exposição ao SARS-CoV-2 na comunidade é 3,56%, sendo a cidade da Matola a que possui o índice mais alto em todo o distrito.

O inquérito indica igualmente que citadinos de todas as faixas etárias estão expostos ao vírus. Entretanto, adultos com idades entre 35 e 59 anos correm maior risco (4.50%) de infecção naquela província da região sul do país.

Relativamente ao género, as mulheres apresentam índice de seropositividade ligeiramente elevado (3.80%) em relação aos homens (3,20%) na província de Maputo.

O estudo revelou ainda que todos os grupos profissionais são estão expostos à COVID-19, mas os funcionários de estabelecimentos comerciais e os vendedores de mercados são os mais vulneráveis.

Os farmacêuticos, técnicos de medicina preventiva e técnicos de nutrição apresentam uma taxa de seropositividade de 12.50%, 11.11% e 10,53, respectivamente.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos