O País – A verdade como notícia

Morto líder do Estado islâmico na Nigéria

Foto: Tehran Times

Os militares nigerianos anunciaram a morte de Abu Musab al-Barnawi, o chefe do ramo da África Ocidental do grupo do Estado islâmico.

“Ele está morto e continua morto”, disse o Chefe do Estado-Maior General de Defesa Lucky Irabor.

O General Irabor não deu quaisquer pormenores sobre as circunstâncias da morte de Barnawi, que foi noticiada pela primeira vez em Setembro.

A província da África Ocidental do Estado islâmico (Iswap) não comentou as alegações.

O Iswap tem sido visto como o grupo jihadista mais forte na Nigéria desde a morte do líder de Boko Haram, Abubakar Shekau, no início deste ano.

Desde então, milhares de combatentes de Boko Haram renderam-se tanto aos militares como alegadamente ao Iswap.

Quem era Barnawi?

Pouco se sabe sobre Barnawi, incluindo a sua idade e aparência.

Acredita-se que era o filho mais velho do fundador de Boko Haram, Mohammed Yusuf. Era visto como um relativamente moderado, evitando as políticas mais extremas de Boko Haram, como a utilização de crianças como bombistas suicidas, e o alvo indiscriminado dos muçulmanos.

Após a morte do seu pai sob custódia policial em 2009, Shekau foi nomeado como o novo líder do grupo. Barnawi serviu como porta-voz de Boko Haram, mas entrou frequentemente em conflito com Shekau e outros líderes seniores e em 2013 desertou para Ansaru – um Boko Haram com ligações à Al-Qaeda.

Apesar das suas diferenças, os dois grupos trabalharam por vezes em estreita colaboração.

Para ajudar a elevar o perfil internacional de Boko Haram, Shekau alinhou o grupo com o Estado islâmico (SI) em 2015. No ano seguinte, o SI nomeou Barnawi como o novo wali de Boko Haram (árabe para governador), causando uma grande rixa interna. Os analistas acreditam que a mudança de liderança foi motivada por confrontos ideológicos entre Shekau e a liderança central do SI.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos